terça-feira, 3 de outubro de 2000

Construindo minha torre

“Se algum de vocês está pensando em construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar,

para ver se o dinheiro dá.”. (Lucas 14:28)

Um dia eu e você tomamos a decisão de construir uma nova vida através de um relacionamento com Deus.

Calculamos o preço, sabíamos que não seria fácil, pois o caminho seria estreito e difícil (Mt7:13-14), mas nos propomos a dar todo nosso coração a conseguir construir essa nova vida com Deus.

Mas hoje, algum tempo depois, como está nossa vida, nossa torre ?

Sabemos que o limite de crescer é o céu, mas qual é nossa altura espiritual atual ? Quantos andares já construirmos ? E que aparência tem esses andares ? Como vai o alicerce, firme e limpo ? Já temos moradores ? Quantas pessoas tem trabalhado em minha torre ? Alguma coisa já construída precisa de reforma ? Qual é o plano para construirmos os outros andares ? Será que parei de crescer, de construir ? Já desisti de crescer até o céu ?

Bem este é o momento de sentarmos calcularmos onde estamos e o que faremos nas próximas semanas, meses e anos, pois decidimos começar a construir e não vamos para (Lc14:29-30), se acabou o dinheiro (animo, fé, amor), está na hora de investir e fazer empréstimos pois nossa torre dará muito lucro (glorias a Deus e frutos), portanto pensemos em algumas áreas:

1 – O Alicerce é minha base (Mateus7:24-27)

Onde tenho construído minha torre ? Sobre areia ou rocha ? Minha base tem sido cada vez mais firme ou está se desfazendo em areia ?

Note nos versículos 24 e 26, Jesus não diz que crê nele tem vidas sobre a rocha, mas sim quem o obedece seus ensinamentos, então paremos e pensemos no que já aprendemos de Jesus: Amar a Deus e uns aos outros (Mt22:37-40), ter sempre tempos com Deus (Lc11:1), Obedecer os mandamentos de Deus (Mt5:18), andar unido com a Igreja (Jo17:21), evangelizar (Mc16:15) e tantas outras coisas...

Se não estamos obedecemos o que já sabemos, para que vamos aprender mais coisas sobre outras áreas ?

Se não estou dando conta das minha responsabilidades e sendo exemplo hoje com minha vida, como posso querer crescer mais ?

Qualquer coisa muito pesada em cima da areia, afunda, declina, oscila, entorta e cai !

Alvo: Obedecer o que já sabemos

2 – Minha Torre atual (Tiago1:19-25)

Quando você se olha no espelho o que você vê ? O que você procura achar ? Sua beleza ou as falhas que estraga sua beleza ?

É hora de praticar o que já sabemos, não podemos estar inchados de “gordura espiritual”, coisas que sabemos, pôr saber, mas não praticamos. Ter tempos com Deus que alguns dias ou semana depois já esquecemos o que aprendemos é perder tempo.

É hora de parar de juntar entulhos espirituais e fazer uma reformulação em nossos Tempos com Deus, criar convicções que iremos praticar de verdade, e não mudar de área até estar indo muito bem nessa.

Pôr exemplo: Se eu não dou conta da minha própria vida, como vou dar conta da vida de um outro discípulo, se não dou conta de uma bate papo, como vou liderar uma família ou setor ?

Perguntas chaves:

O que aprendi hoje na Bíblia ?

Como posso praticar ?

Vou fazer segmento disso em minha vida ?

Se é difícil, para quem vou pedir ajuda ?

Qual seria um bom e real alvo para obedecer e praticar ?

Já desisti de mudar essa área em minha vida, ou não vou parar até mudar ?

É simples entender que um aluno só passa de ano na escola quando consegue realmente aprender a matéria do ano que estudou, e espiritualmente é assim também, ou seja, não adianta apenas ficar lendo a Bíblia, buscando convicções e conhecimento para esquece-los na semana ou mês seguinte, e não colocando em prática, pois o que colocamos em prática fica marcado em nossas vidas!

Alvo: Criar convicções práticas

3 – Planos e Investimentos para crescer (Proverbios16:1-3)

Bem qual é meu sonho ? Quantos andares quero que a minha torre chegue ? Quero liderar um Bate-Papo, Família, Setor ? Quero ser integral, evangelista, presbítero ?

Não é pecado sonhar, mas é pecado assumir responsabilidades e não cumpri-las (Ec5:4-5; Nm30:3; Dt23:21)

Quando assumimos uma responsabilidade, estamos prometendo a Deus que iremos assumir aquele papel custe o que custar. Se nos comprometemos com algo temos que cumprir custe o que custar, então agora é correr para Deus e pedir o necessário para Ter a vitória!

Em Números 21:1-3 o povo prometeu a Deus que destruiria tudo se Deus os ajudasse e foi isso que aconteceu.

Em 1ºReis 3:7-9 Salomão sabia que ele não conseguiria liderar um povo tão numeroso, então pediu a Deus o que ele achou necessário para a responsabilidade que ele assumiria.

Ou seja precisamos realmente entender Salmos 127:1-2, pois é DEUS QUEM CONSTROE, e não nós com nossas forças (Jr18:1-12; 1ºCo3:6; 2ºCo4:7) É DEUS QUEM FAZ CRESCER DO JEITO DELE, NO TEMPO DELE.

Jesus sabia a necessidade dele morrer na Cruz, ele veio para salvar (Lc19:10, Mt16:21), mas ele orou sinceramente para que Deus mudasse os planos e tirasse essa responsabilidade dele (Lc22:42), mas Deus manteve seus planos, e Jesus obedece a vontade de Deus.

Não podemos nos enganar (Tg1:19) de apenas, lermos, e ouvirmos incríveis pregações e conselhos, temos que mudar!

Não podemos nos enganar (Tg1:22), temos que tomar decisões práticas e reais para nossas vidas!

Perguntas:

Em qual área quero crescer ?

Como vou construir mais andares nesta área ?

Tenho estudado na Bíblia, especificamente e incansavelmente sobre essa área ?

Quais convicções já tenho ?

O quanto já estou praticando as coisas que aprendi sobre isso ?

Se pôr algum motivo esse não for o plano de Deus, estou disposto a mudar ?

Tenho orado a Deus pedido o necessário para construir (sabedoria, fé, amor, determinação, conhecimento) ?

Quais são meus alvos e planos para essa semana ?

Quais são meus alvos e planos para esse mês ?

Quais são meus alvos e planos para esse ano ?

Tenho pedido ajuda e marcado tempos para alcançar com muitas pessoas ?

Meu discipulador(a) e a liderança conhecem meus planos de crescimento espiritual ?

Tenho buscado alvos e desafios específicos para crescer ?

Tenho cobrado de mim mesmo ou espero que outros me cobrem ?

Meu crescimento está fixo em minha mente ?

O quanto penso nisso durante o dia, semana, mês ?

Qual minha motivação ?

Será para glorificar a Deus de que modo ?

Alvo: Fazer planos reais de crescimento

É hora de pensarmos em várias coisas, calcularmos nosso crescimento (Lc14:28), mas primeiro fazer os reparos necessários em nossa torre espiritual que nos levará ao céu, e avançar com os olhos fixos na promessa futura (Hb11:24, 12:1), com muita fome e cede de fazer a vontade de Deus (Mt5:3-10).

[tweetmeme source="IMPACTRO" only_single="false"]

Nenhum comentário:

Postar um comentário