sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Princípios Básicos: Ler, Orar, Confessar


“Se alguém se recusa a ouvir a lei, até suas orações serão detestáveis”

Provérbios 28:9

“Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.”

Provérbios 28:13

Embora acima haja apenas 2 escrituras, existem vários princípios bem claros que devemos nos atentar.

Em qualquer relacionamento nos falamos e ouvimos e com Deus é a mesma coisa, ao orarmos estamos falando com Deus, e ao Ler estamos ouvindo-o.

Não podemos deixar de fazer uma coisa ou outra, não podemos só orar, ou só ler, é preciso dos dois!

Em Tiago 1:22 diz: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.” como podemos então praticar a bíblia se não a lemos ? como obedecer a Deus se não conhecermos o que ele quer que façamos. É preciso de humildade para aprender, para aceitar e o orgulho de muitos que já se acham “bons” por não fazer o que acham que é “mau” limita o aprendizado, o orgulho se torna uma barreira para aprender mais, para crescer espiritualmente! e a consequência é apenas um engano, a pessoa pensa que sabe, pensa que é, mas é tudo ilusão! é uma mentira para si mesmo, é o engano próprio! E se não queremos nem ouvir a Deus, lendo a bíblia, como iremos ouvir um irão, uma amigo, um Servo de Deus ? É precisa baixar nossas “defesas”, nosso orgulho, e aprender diariamente, pois a Palavra de Deus é nosso alimento espiritual: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. Mateus 4:4 temos que ler sempre e nunca parar: “Se você parar de ouvir a instrução, meu filho, irá afastar-se das palavras que dão conhecimento” Provérbios 19:27 Deixar de ler, é sinal de orgulho, de preguiça de pecado! Ser cristão é andar contra a maré, é esforçar-se, é nega-se, é dar a outra face, é ter coragem de encarar e ouvir o que Deus quer para sua vida, e Crer que isso é o melhor!

Uma analogia simples é pensar em amizade! Quando temos um amigo nos ouvimos e falamos, e é normal que gostemos até de mostrar nossos amigos a outras pessoas com gratidão! Com Deus é a mesma coisa, devemos ouvi-lo, lendo a bíblia, e falar com nossas orações.

Em Mateus 6 há várias verdades praticas de como devem ser nossa Oração, pois há várias formas de orar, mas muitas pessoas erram na intenção da oração, muitos só pedem, outros só agradecem, outros são tão genéricos, superficiais e repetitivos que nem pensam mais nas palavras que oram. Eu creio que alguém que converse com Deus não deve sair igual apos ter terminado de orar! O famoso exemplo da oração ”Pai Nosso” é totalmente pratico pois diz:

  • Pai nosso, que estás no Céus! Santificado seja seu nome
    Você entender o nosso lugar e o lugar de Deus
  • Venha o Teu Reino
    o Céu é o Objetivo de nossa jornada, e não nossas vontades, desejos interesses
  • Seja feita a tua vontade
    Quais são as vontade de Deus ? tenho obedecido a estas vontades ? tenho aceitado estas vontades ?
  • Assim na Terra como no Céu
    Todos dizem querer ir para o céu, ser um anjinho quando morrer, mas para que ? se não formos servos de deus aqui na terra, como poderemos ser no céu?
  • Dá-nos hoje o pão de cada dia
    Pedir a maioria sabe, mas entender que é Deus quem nos dá saúde e capacidade de trabalhar muitos não entendem, que é Deus quem abençoa o nosso trabalho para podermos ter suprida nossas necessidades.
  • Perdoa nossas dívidas, assim como perdoamos nossos devedores.
    Jesus nos chama sempre a sermos exemplo em tudo, Deus perdoa-nos sem ressentimentos, mas e você, perdoa, ou guarda mágoas ?
  • E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal
    O pecado atrapalha, nos faz culpados, reféns, escravos, desanima, mas Deus pode nos ajudar a não pecar, desde que buscamos forças nele.
  • Porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém
    Afinal porque de tudo ? de quem é a vida ? a igreja ? os amigos? a saúde ? quem tem todo o poder ? a quem devemos nos render ? ao pecado ? ao mundo ? aos problemas ? ou a Deus ?

Vivemos em uma sociedade consumista e cômoda, muitos trabalham para conseguirem mais conforto, e com ficam mais cansados e buscam viver sempre dentro de um mundinho limitado as suas necessidades, não pensando no próximo, e não se relacionando com pessoas, não participando de outras vidas, limitando-se apenas nos “relacionamentos obrigatórios de família”, em vez de ter amizades profundas, espirituais, que desafiam-nos a ser cada vez mais como Jesus! É preciso vencer a preguiça, sair do comodismo, da rotina, e se dar, se abrir, ajudar e se deixar ser ajudado.

Em Tiago 5:15-20 diz: “E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz”“Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta, lembrem-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados.” . É claro, nítido obvio, transparente, logico, que ninguém chegará aos Céus sozinho! é necessário de amizades espirituais e discipulado! Todos precisamos de ajuda, e precisamos ajudar também. Não existe cristão auto-suficiente, se você não está ajudando ninguém é porque precisa de muita ajuda para sair do egoísmo, e se você está ajudando outras pessoas, precisará de mais ajuda com concelhos e sensibilidade, e orar muito pelas pessoas que ajuda, pois é Deus que cura, é Deus que perdoa e faz milagres, e não nos. Pois somos apenas uma ferramenta nas mãos de Deus. Todos erram, pecam, se cansam, caem em pecados, e precisamos de ajuda, precisamos confessar, se abrir sempre com humildade.

Gosto muito desta rima, que é muito clara:

O Servo que não Serve para Servir não Serve para nada!

Você é um Servo de Deus ?

Leia a Bíblia, e ouça o que Deus quer te ensinar!
Fale com Deus! Ore e expresse seu coração!
E Sirva com Humildade, Conhecimento o Oração!
Ou aceite ser servido por outro Servo, sem Orgulho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário