terça-feira, 15 de abril de 2003

A Páscoa – Parte 2 (A consumação: Novo Testamento)

“...Pois Cristo, nosso cordeiro pascal, foi sacrificado. Por isso celebremos a festa...” (1ºCo5:7-8)

A Páscoa inicialmente foi uma festa para lembrar todo o ritual que o povo israelita fez para Deus, por tê-los libertado do Egito (Êxodo 12).

É interessante notar que, no velho testamento, Deus interage com o povo realizando grandes milagres visíveis não só para seu povo, mas para todas as nações e sempre por meio de alguns poucos homens de seu povo, mas no novo testamento as coisas se invertem, Deus não é mais exibicionista, Ele já mostrou seu poder antes ao mundo e, não adiantou, as pessoas não o temeram, agora Deus vem como homem, “Jesus”, e ensina outros homens a serem como Ele, filhos de Deus, para que possamos aprender e entender o que realmente Deus quer de nós.

Deus no novo testamento trata cada indivíduo pessoalmente, por meio de Jesus, um a um, Jesus ensina, conversa, cura, ajuda individualmente. Deus quer ter um relacionamento pessoal com cada um, ele não manda mais alguns homens fazerem coisas para que todos outros não pequem, ele vai direto a todos por meio de Jesus, para que ninguém peque mais.

A ligação entre Deus e os humanos é seu próprio filho, Jesus, Ele é o Profeta, o Sacerdote, o Messias, o Cristo, o Salvador, o Guerreiro, o Rei, o Mestre, ele é o Líder imortal que falou e praticou tudo que nos mandou fazer, para mostrar que realmente é possível, venceu o mundo, morreu, ressuscitou, e venceu a morte.

Pensando que Deus agora quer ter um relacionamento individual com cada um, a Páscoa ganha um novo significado ainda maior com a morte de Jesus, pois agora a Páscoa é individual, e possui um novo significado.

Vamos agora ver vários relatos no novo testamento sobre o significado da Páscoa e seu propósito, fazendo um paralelo com a Páscoa no velho testamento:

O Mundo está Aprisionado

Jesus deixa bem claro: o pecado nos escraviza (Jo8:34); não há ninguém que não peque (Lc18:19; Rm3:23), assim todos nós hoje somos escravos do pecado, e precisamos ser libertos deste mundo pecador (Jo15:18-19) que pertence ao maligno (1Jo5:19).

O Cordeiro

Como da primeira vez em escrito em Êxodo 12:3, Deus quer libertar as pessoas pela morte de um cordeiro (Jo1:29,36)

O Sangue do Cordeiro

Jesus Morreu por nós, é por meio do seu sangue aplicado em nossas vidas que podemos ser libertos do mundo, não adianta apenas a morte do cordeiro, o sangue tem que ser aplicado em nós. (Hb9:22; 1Co5:7; 1Jo1:7)

O que tenho feito com o sangue que Jesus derramou na Cruz por mim? Ou ele morreu em vão?

Coma o Cordeiro

(Jo6:33-35,54-58) Precisamos nos alimentar com Jesus, para vivermos, não adianta apenas o sacrifício e o sangue, é preciso seguir todas as direções de Deus, alimentando-se com os ensinamentos de Jesus sempre (Lc22:7-19) e celebrando este momento.

O quanto tenho praticado e obedecido os ensinamentos de Jesus relatados na Bíblia?

Retirem o Fermento

Por todo a Bíblia o fermento representa o pecado, a hipocrisia, os valores maus deste mundo, e não podemos ser libertos se não paramos de nos alimentar com o pecado (1Co:5:8; Gl5:16-26; Sl139:23; Mt16:16)

O que me alimenta? O que me faz feliz? O que me dá mais prazer? Deus e Jesus, ou o pecado que o mundo me oferece?

Comam Ervas Amargas

(Hb12:11, Mt7:13-14) Ninguém gosta do que é amargo, mas é preciso para nosso próprio bem.

No caminho para Deus seremos corrigidos, pois é estreito, mas ninguém gosta de correção!

Quando estou doente faço qualquer coisa para viver, mas o que eu faço para ter a vida eterna? (2Co4:16-18)

Estejam prontos a Partir

A primeira Páscoa iniciou uma jornada a uma terra prometida.

A morte de Jesus Cristo, como cordeiro pascal, inicia a jornada a uma outra terra prometida: o céu.

Todos querem ir para o céu perto de Deus? Sabemos que isso é bom?

Se eu quero ir para o céu, tenho que querer deixar o mundo!Será que quero ir para o céu?

Agora vimos a junção do velho com o novo testamento, a perfeição de Deus, a Páscoa, a Liberdade que Deus quer dar a nós, e a vida festiva que podemos ter quando somos libertos .

Deus quer nós libertar, e caminhar conosco para uma vida melhor, mas cabe a você decidir, se quer caminhar com Deus, ou ser escravo das coisas mesquinhas que este mundo oferece apenas para nos escravizar.

Faça desta Páscoa, sua Páscoa! Que esta Páscoa não seja apenas mais um feriado! Aproveite para ler e entender mais sobre Deus por meio da Bíblia, e tenha sua festa pessoal com Deus, aceite ser amado por Deus por meio do cordeiro perfeito que Deus ofereceu por você: Jesus

A Páscoa celebra o momento que decidimos ir para uma nova terra (o céu),

não tem o por que celebrar a Páscoa se você quer ficar no mundo atual pecando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário