terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Desanimo ou Depressão ?

 

Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. (AA Josué 1:7)

Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. (NVI Josué 1:7)

Há várias traduções da bíblia, que se diferem as vezes por uma palavra, que podem dar um novo sentido, até mais profundo, aqui neste exemplo acima coloquei dois exemplo, um obvio, e outro um pouco mais profundo.

Dizer “Seja Forte”, remete a fazer uma certa “força” a mais do que o normal, e dizer “esforça-te”, ao meu ver, lembra mais algo como “Não tenha preguiça”, “falta só um pouco”. Mas tudo isso são opiniões pessoais, de acordo com a cultura, costumes, educação e criação.

Por isso é sempre bom as vezes compararmos as versões e tirarmos nossas dúvidas no dicionário que comparando agora Animo e Coragem temos:

Animo
Disposição de espírito; alento.
Gênio, índole natural das pessoas.
Coragem, valor, resolução.
Intenção; desejo: sem ânimo de ofender.
Interj. Coragem!, eia!

Coragem
Força ou energia moral que leva a afrontar os perigos; valor; destemor, ânimo, intrepidez, bravura, denodo: lutar com coragem.

Em outras palavras, o “Animo” ou “Coragem” que Deus pede para Josué, é uma “energia de espirito”, que deve vir de dentro dele, ou seja, está e a parte que é de responsabilidade de Josué e também de cada um de nos!

Precisamos nos esforçar, desejar, ter bravura, destemor, lutar contra o nosso comodismo, e vencer! e ai a segunda parte da escritura também poderá se tornar real em nossas vidas se esta for a vontade de Deus: que sejamos bem sucedidos!

Mas por outro lado as vezes o problema não é espiritual, podemos estar atolado em meio a tantos problemas, frustrações que não conseguimos sair do lugar, e desanimamos, não somente espiritualmente, mas também em nossas famílias, amizades, trabalhos, na vida toda, tornando-nos amargos, pessimistas, sem fé, e sempre cansados e irritados.

Se isto está acontecendo com você ou com algum conhecido, ore muito, mas também procure uma ajuda psicológica profissional, veja alguns dos testes online abaixo:

Muitas vesses é difícil de aceitar, pois o orgulho de Satanás é a semente que sempre brota quando alguém nos aconselha!

Mas pesemos racionalmente: Quando nos acidentamos, procuramos um medico e tomamos remédios para nos curar, e algumas vezes o mesmo deve acontecer psicologicamente, pois há pessoas que estão totalmente estressadas, e precisam de calmantes, outras estão tão desgastadas com tantos sofrimentos na vida que entraram em depressão, e precisam de vitaminas, estimulantes e antidepressivos urgentes.

Há ainda pessoas que estão perdidas na vida por causa de tantos sonhos frustrados pois a família ou amigos manipulou suas vidas para ser algo que a pessoa não quis ser, ou uma criação com traumas, ou uma criação vazia de valores, em fim, é necessário de uma orientação vocacional, ou tratamentos de aconselhamentos, e é difícil a pessoa seguir para alguma direção, pois para ir para qualquer lugar é preciso ter certo um destino!

Ter Sonhos, Metas, Expectativas em cada área de nossas vidas nos incentivam a continuar nossa jornada, sempre que eu me canso, me estresso com trabalho, e outras preocupações da vida

Pessoal e Afetiva:

Você é feliz consigo mesmo ? você se diverte com o que ? quais são seus hobbies ? Você que casar e constituir família ? você tem amigos ? É estimado ? Quais as coisas que você mais valoriza ? Como vai sua saúde ? Você se gosta ?

Acadêmica e Profissional :

Você está estudando ? Já se formou ? Tem cursos ? Qual sua profissão ? até onde o- que você pretende chegar em sua carreira ? Você é empreendedor ? Já pensou no que fará quando se aposentar ? Você se sente bem financeiramente ?

Espiritual:

O quanto você é Feliz por ser um Filho de Deus ? O quanto você conhece sobre Deus e o seu amor ? Sua via pessoal e profissional está em conflito com os Planos de Deus ? O que você pode fazer a mais para crescer espiritualmente ? O quanto você pode ajudar outros em ser mais como Jesus

Precisamos de metas em cada área de nossas vidas, mas a espiritual é a mais importante, pois quando tudo for mal, temos algo que é inabalável:

Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão. 1 Coríntios 15:19

E também não podemos deixar o excesso ou a falta de qualquer coisa atrapalhar nossa vida espiritual

Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor? ’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus. Provérbios 30:9

Nenhum comentário:

Postar um comentário