terça-feira, 31 de maio de 2011

A Boa Oferta

Certo homem importante lhe perguntou: "Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? "Por que você me chama bom? ", respondeu Jesus. "Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus.Você conhece os mandamentos: ‘Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe’". "A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência", disse ele. Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: "Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me". Ouvindo isso, ele ficou triste, porque era muito rico.Vendo-o entristecido, Jesus disse: "Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus! Lucas 12:18-24

Desde cedo aprendemos o que é Bom e o que é Mal, não é preciso muita Religião, Filosofia,  um pouco de princípios, educação, ética, uma família bem estruturada já é o suficiente.

Nesta escritura vemos um homem “Bonzinho” e rico, seja por fruto do seu trabalho ou porque veio de uma família rica, não sabemos.

Mas sabemos que com dinheiro, podemos ter muitas coisas, é possível “comprar” uma vida de príncipe, e quem está no topo, sendo glorificado, tendo do tudo do bom e do melhor, porque irá se sujar em desobedecer aos mandamentos?

  • Não adulterarás
    Escolheu a melhor mulher, a mais bela, e pode mante-lá.
  • Não matarás
    Ele já tem o temor de todos.
  • Não furtarás
    Tudo é dele, nada lhe falta!
  • Não darás falso testemunho
    Para que mentir ?
  • Honra teu pai e tua mãe
    Que pais não são felizes com o sucesso do seu filho ?

Agora pensemos ao contrario, vire a mesa, invertemos para um pobre, e veja como é mais difícil de obedecer aos mandamentos:

  • Não adulterarás
    Com certeza há mulheres/homens mais bonitas, pois é preciso de investimento em academias, roupas, dieta, cosméticos.
  • Não matarás
    O pobre é sempre pisado, e na sua ira, ele pode se revoltar, ser violento, e se tornar um marginal.
  • Não furtarás
    A necessidade, A inveja, a Humilhação, a Fome.
  • Não darás falso testemunho
    Mentir para si, e para outros, para talvez se achar mais digno, aceitar suborno, e se envolver com gente perversa.
  • Honra teu pai e tua mãe
    Diante de tanto sofrimento o que é Honra?
    Em uma família desestruturada com adultérios, inveja, violência, mentiras, roubos dos pais e filhos.

Em outra passagem Jesus chama a atenção dos seus Discípulos:

Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições, e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor. Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: "Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver". Marcos 12:41-44

Bondade não tem nada a ver com dinheiro.
A salvação não pode ser comprada.
A nossa bondade deve ser o resultado de fé e gratidão por Deus.
Nossas ofertas apenas demostram nossa gratidão a Deus
A viúva pobre, não estava dando o que estava lhe sobrando, não estava preocupada com sua fome, ou como dia de amanhã, ou com os impostos a pagar, com suas roupas, aparência, vaidade. Ela apenas queria ofertar a Deus como pouco que tinha, e este pouco era tudo!
Ela tinha duas moedas, não tinha uma moeda! Eram duas!!!
Ela poderia ter ofertado apenas uma moeda, ou seja 50% de tudo o que tinha, mas por fé ela deu tudo, pois para quem tem fé em Deus sabe que nada lhe falta.
Voltando aos mandamentos pra quem tem fé:

  • Não adulterarás
    É grato e ama ao cônjuge que Deus lhe deu.
  • Não matarás
    Não odeia, mas tem misericórdia de quem lhe faz o mal.
  • Não furtarás
    Mesmo na fome e necessidade, confira que Deus proverá.
  • Não darás falso testemunho
    Quem mente não é filho de Deus.
  • Honra teu pai e tua mãe
    Respeita, Obedece, e Ama seus pais, não pelo que eles tem ou não, sendo ou não sendo bons exemplos, merecendo ou não, simplesmente honrar com o amor de Deus.

O Dinheiro tem o poder de corromper, seja quem tem muito ou quem tem pouco, por isso temos que sempre nos vigiar e orar:

Mantém longe de mim a falsidade e a mentira; Não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário. Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor? ’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus. Provérbios 30:8-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário