terça-feira, 14 de junho de 2011

Me Desculpa por não te Perdoar

Em continuação ao post anterior “Diferença entre Desculpa e Perdão

Penso que muitos não devem dizer “te perdoo” apenas da boca para fora, sem querer ter o compromisso de “amar o perdoado”, que seria falar da boca para dentro.

E sim ser sincero e dizer que “desculpo”, mesmo o culpado tendo pedido especificadamente “perdão”, ou deveríamos responder: “desculpo, mas me desculpa por eu não te perdoar”

O ideal seria perdoarmos sempre, ou seja, amar sempre, mas é impossível amar a todos, por isso é impossível perdoar todos, só Deus mesmo para poder ter tanta misericórdia e graça.

Psicologia do Perdão

Como um alguém pode dar algo que nunca recebeu ?

Este é o principal motivo pelo qual penso que é muito difícil de perdoar, dai lembro-me da escritura:

Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: "Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma ‘pecadora’ ". Respondeu-lhe Jesus: "Simão, tenho algo a lhe dizer". "Dize, Mestre", disse ele. "Dois homens deviam a certo credor. Um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinqüenta. Nenhum dos dois tinha com que lhe pagar, por isso perdoou a dívida a ambos. Qual deles o amará mais? " Simão respondeu: "Suponho que aquele a quem foi perdoada a dívida maior". "Você julgou bem", disse Jesus. Em seguida, virou-se para a mulher e disse a Simão: "Vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, molhou os meus pés com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés. Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés. Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama". (Lucas 7)

Que já foi perdoado sabe perdoar mais facilmente, por isso que não adianta apenas nos queremos o Perdão de Deus, mas aceitar este perdão para que também nos possamos perdoar os outros.

Este fariseu, já começa julgando e condenando a mulher, e Jesus começa simplesmente aceitando o pedido de perdão dela, demostrado pelo ato de amor e humildade.

Há muitas pessoas que se julgam muito “boas”, ou de alguma forma melhores do que a maioria, simplesmente porque erram pouco e com isso geralmente vivem sem precisar pedir perdão ou desculpas, e consequentemente é difícil para estas perdoar um erro, pois não aceita errar, e muitas vezes nem sabe se perdoar por qualquer falha.

Respondendo as perguntas do artigo anterior:

  • Qual a diferença entre pedir “Desculpa” e “Perdão” ?
    Peça desculpa se você quer se justificar ou se eximir de alguma culpa. Só peça perdão para quem você ama.
  • O que é ser “Desculpado” e ser “Perdoado” ?
    Ser desculpado é ser absorvido da culpa do meu erro.
    Ser perdoado é ser amado além de poder ser desculpado.
  • Qual a origem destas palavras e conceitos ?
    Desculpar, basicamente é remover a culpa.
    Perdoar é poder desculpar e amar o culpado.
  • Porque a Bíblia não fala de “Desculpa”?
    Deus nos ama independente de qualquer culpa.
  • Quando pedir “Desculpa” ou “Perdão” ?
    Depende com quem eu errar, se é alguém que amo ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário